Mergulho no Rio Tietê: Vídeo performance (2015)
Vídeo e performance de Flavio Barollo | (se)cura humana
Criado no projeto Vidas Secas SP (2014-15), de Flavio Barollo, Karen Menatti, Rogério Tarifa e Zimbher.
Filmagem de Alexandre Freitas e Flavio Barollo
Em 2015, Flavio Barollo | (se)cura humana realizou a performance "Mergulho no Rio Tietê", um mergulho nas águas poluídas do emblemático rio de São Paulo, vestido com uma roupa impermeável amarela, com luvas, botas de borracha e máscara.
Este ato busca transcender a ação física para provocar uma reflexão sobre a degradação ambiental que nós mesmos provocamos com a invenção deste modelo de cidade. Na performance, ele confronta a realidade inóspita do Tietê, que até pouco tempo era balneável, e materializa no seu próprio corpo e tempo presente essa utopia de um dia voltar a nadar neste rio.
"Uma pessoa entrou no Rio Tietê. Que sociedade é essa que se comove com uma pessoa entrando num rio? Aqui em São Paulo, pânico. O primeiro pensamento é que essa pessoa pode morrer. Ou na melhor das hipóteses: contaminação pelos orifícios ou micose na pele. O mergulho na verdade foi um não-mergulho. A proposta que se esperava não era entrar em contato com a água, e sim ficar superprotegido durante a ação. Como se ninguém pudesse estar lá dentro das águas. Lá não cabe a vida.", diz Barollo.
Comments